Título: Relação com governo Lula é ruim para 60% dos juízes
Autor: Leticia Helena
Fonte: O Globo, 30/10/2005, O País, p. 12

Política social e agenda de reformas também desagradam

O governo Lula está no banco dos réus para a maior parte dos juízes entrevistados na pesquisa da Associação dos Magistrados Brasileiros. Para 59,8% deles, a relação do governo com o Judiciário é ruim ¿ apenas 9,6% acreditam que o relacionamento é bom. Como contraponto, a relação do governo com o Supremo Tribunal Federal (STF) foi a única nota positiva na análise geral: para 38,1% dos entrevistados, ela é boa. Outros 31,3% consideram regular e apenas 25,1 afirmam que é ruim.

O item mais negativo da avaliação do governo é a Secretaria da Reforma do Judiciário. Nada menos do que 62,9% dos entrevistados pela AMB consideraram ruim o trabalho da secretaria. Outros 23,2% acreditam que o órgão é regular e apenas 4,2% afirmam ser boa a ação da secretaria.

Para 60,2%, política social do governo é ruim

Mas, mesmo em itens que não são diretamente ligados à magistratura, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anda desagradando. Na opinião de 60,2% dos juízes, a política social é ruim. Somente 8,1% consideraram boa as ações no setor. A agenda de reformas também é vista como insatisfatória por 61,5%, como regular por 27,8% e como boa por somente 5,6% dos entrevistados.

A AMB também quis saber a avaliação dos juízes sobre outros dois itens. O relacionamento do Planalto com o Congresso é visto de forma negativa. Na pesquisa, 42,7% disseram que é ruim, 40,2% avaliaram como regular e 12,7% acreditam ser boa a relação. Já a política de cotas é considerada ruim por 47,2%, regular por 20,8% e boa por apenas 8,9%

Na pesquisa da AMB, o item que mais dividiu opiniões foi a política econômica. Para 24,5% dos entrevistados, ela é boa. Outros 35,5% consideram regular e 37,7% dos juízes brasileiros dizem que é ruim.