Título: VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA ESTADUAL INTERDITA A POUSADA CAPIM LIMÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 30/10/2005, Rio, p. 25

Medida preventiva será mantida até conclusão de exames das vítimas

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria estadual de Saúde e a Secretaria municipal de Saúde de Petrópolis interditaram ontem pela manhã a pousada Capim Limão, que fica próxima aos focos de carrapatos-estrela encontrados em trilhas vizinhas ao hotel, em Itaipava, provenientes de um terreno onde o proprietário mantém um cavalo. Os hóspedes que ainda permaneciam no local já estão avisados, assim como o dono do animal, e a pousada, por medida de prevenção, foi proibida de receber novos hóspedes até que sejam divulgados os resultados de exames de sangue dos três pacientes suspeitos de terem contraído a febre maculosa, doença transmitida por carrapatos infectados pela bactéria Rickettisia rickettsii.

Entre as vítimas está o jornalista Roberto Moura, que morreu quinta-feira; um professor, internado no Hospital São Lucas, e cujo nome a família prefere não revelar; e o próprio superintendente da Vigilância Sanitária municipal do Rio, delegado Fernando Villas-Boas, internado em estado grave no Quinta D¿Or. Os três, coincidentemente, estiveram hospedados na Capim Limão no espaço de uma semana.

A Secretaria de Saúde de Petrópolis está levantando os nomes de hóspedes que estiveram na pousada recentemente para checar seu estado de saúde.

No início da tarde de ontem, técnicos da Vigilância de Petrópolis estavam reunidos para outras providências.