Título: PT VAI ENTRAR COM QUEIXA-CRIME CONTRA REVISTA
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 01/11/2005, O País, p. 9

Berzoini anunciou decisão em reunião da bancada na Câmara

SÃO PAULO. O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, disse ontem, em reunião com a bancada do partido na Câmara dos Deputados, que o PT vai apresentar uma queixa-crime contra a ¿Veja¿ por calúnia e difamação. O motivo é a reportagem da edição desta semana com a denúncia de que PT teria recebido entre US$1,4 milhão e US$3 milhões do governo cubano para a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência em 2002.

Ontem, os dirigentes petistas fizeram declarações indignadas sobre a denúncia. A decisão de acionar a publicação na Justiça faz parte da estratégia ¿bateu, levou¿ dada pela nova direção petista, em sintonia com o Palácio do Planalto. Sábado passado, Berzoini já atacara a revista.

O secretário de Relações Internacionais do PT, Valter Pomar, concorda com a tese da embaixada de Cuba, segundo a qual a denúncia estaria relacionada à vinda do presidente dos EUA, George W. Bush, ao Brasil.

A revista foi procurada por telefone ontem. O secretário de redação, Julio Cesar de Barros, indicado para falar em nome da revista, não respondeu aos recados.