Título: BRASIL QUER DISCUTIR CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 01/11/2005, O País, p. 10

Telefonema de Bush para Lula ontem foi para discutir a OMC

BRASÍLIA. Do lado brasileiro, há ainda interesse de se discutir no encontro entre Lula e Bush a ampliação do Conselho de Segurança da ONU. Lula tem sido enfático na campanha para o Brasil se tornar membro permanente do conselho. Os EUA têm resistido a mudanças na estrutura da ONU.

A conversa de ontem entre Lula e Bush foi na hora do almoço. Segundo integrantes do governo, Bush telefonou para consultar a posição brasileira nas negociações na OMC. A reunião em dezembro da OMC é encarada como definitiva para destravar as negociações da Rodada Doha, lançada há três anos para reestruturar as regras internacionais de comércio.

O Planalto não informou a resposta de Lula, mas no dia 17 de outubro, em discurso na Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), ele elogiara a posição dos EUA e da União Européia de avançar na questão de subsídios agrícolas.

Na sexta-feira, Lula e Bush participarão em Mar del Plata da IV Cúpula das Américas. No sábado, Bush chegará a Brasília. Em 2003, Lula teve um encontro com Bush na Casa Branca. Na Granja do Torto haverá um almoço com alguns convidados e uma declaração à imprensa dos dois presidentes.