Título: Subsídios agrícolas devem ser tema principal da conversa de Lula e Bush
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 01/11/2005, O País, p. 10

Presidentes terão reunião privada de meia hora na Granja do Torto domingo

BRASÍLIA. O Palácio do Planalto já se prepara para o encontro dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e dos Estados Unidos, George W. Bush, no próximo domingo, na Granja do Torto. Segundo integrantes do governo envolvidos na preparação do encontro, Lula e Bush deverão ter uma conversa privada de cerca de 30 minutos. Ontem, os dois falaram ao telefone sobre as propostas de redução de subsídios agrícolas a serem levadas para reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Hong Kong, em dezembro. O tema deve ser um dos principais da conversa de domingo.

Depois de conversarem a sós na Granja do Torto, Lula e Bush terão uma reunião de uma hora com a presença de poucos assessores e ministros. Assessores do governo brasileiro dão como certa a inclusão, por parte dos americanos, de conversas sobre a Venezuela e a preocupação com a manutenção da democracia na América Latina.

Os Estados Unidos, inclusive na visita da secretária de Estado, Condoleezza Rice, ao Brasil, nunca esconderam a preocupação com o governo do presidente Hugo Chávez. Amigo de Chávez, Lula deverá reafirmar o discurso de respeito aos governos eleitos, mas concordará com a necessidade de se manter a democracia na região. A situação política na América do Sul, onde Lula trabalha para se firmar como o principal líder, também deverá ser analisada. Autoridades brasileiras e americanas acompanharam as recentes turbulências políticas na Bolívia e no Equador.