Título: Esquema de segurança é o maior já visto em Brasília
Autor: Jailton de Carvalho e Demétrio Weber
Fonte: O Globo, 01/11/2005, O País, p. 11

Polícia Federal e Forças Armadas farão varredura antibombas nos lugares por onde presidente dos EUA vai passar

BRASÍLIA. Na maior operação de segurança já montada para receber um chefe de Estado, a Polícia Federal e as Forças Armadas farão varredura antibombas nos lugares por onde passará o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Ele chegará a Brasília sábado à noite e deixará o país domingo à tarde, após almoço que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai lhe oferecer na Granja do Torto.

O Gabinete de Segurança Institucional informou que a varredura foi solicitada pela Casa Branca e feita pelos militares responsáveis pela segurança de Lula. Segundo o GSI, na residência oficial do presidente são feitas varreduras de rotina. A visita de Bush é também a primeira de um chefe de Estado americano após o 11 de Setembro. É por isso que a estrutura de segurança, o cuidado e o número de agentes vão superar 1997, quando Bill Clinton veio ao país.

Bush ficará hospedado no Hotel Blue Tree, cinco estrelas vizinho ao Palácio da Alvorada. Ele ocupará uma das suítes presidenciais. Na outra, ficará a secretária de Estado, Condoleezza Rice. Os dois virão de Mar del Plata, na Argentina, onde participarão da 4ª Cúpula das Américas, que começa sexta-feira e terá a presença de Lula.

¿ Quando Clinton esteve aqui, não se tinham as mesmas preocupações que os órgãos de segurança passaram a ter depois do ataque às torres gêmeas ¿ disse um dos brasileiros responsáveis pela segurança de Bush no país.

A PF teve a ajuda dos agentes americanos, levando em conta o cenário considerado por eles politicamente desfavorável a Bush. Os preparativos levaram em conta as ameaças de protestos durante a visita à Argentina e ao Brasil; as delicadas relações do americano com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez; e os antigos dissabores com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Cães farejadores serão usados no esquema coordenado, do lado brasileiro, pela PF, com apoio do Exército, da Aeronáutica e da Marinha. A Aeronáutica deverá criar uma zona de exclusão aérea sobre o Distrito Federal como fez na Cúpula dos Países Árabes. A chegada de Bush está prevista para sábado, às 20h35m, na Base Aérea. No domingo, ele embarca provavelmente para o Panamá.

A agenda do encontro não havia sido divulgada até o fim da tarde de ontem. A Embaixada dos EUA confirmou ontem apenas o almoço com Lula. No sábado, o presidente americano não terá compromissos oficiais. Os dois deverão ter uma reunião de trabalho no domingo de manhã, na Granja do Torto. Antes disso, Bush poderá encontrar-se com funcionários da embaixada americana em Brasília. Depois do almoço com Lula, o presidente dos EUA deverá discursar para uma platéia de convidados em evento no Blue Tree.

VISITA CAUSA PROTESTOS NA ARGENTINA na página 28