Título: RENDA NOS EUA TEM A MAIOR ALTA EM 24 ANOS
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 01/11/2005, Economia, p. 24

Gasto do consumidor avança 0,5%

WASHINGTON. A renda pessoal nos Estados Unidos subiu 1,7% em setembro, o maior incremento desde fevereiro de 1981, anunciou ontem o Departamento de Comércio americano. Ao mesmo tempo, o gasto dos consumidores ¿ que nos Estados Unidos equivale a quase 70% da atividade econômica ¿ subiu no mês passado 0,5% como reflexo do custo mais alto dos combustíveis.

Em agosto, a renda pessoal havia recuado a 0,9% e a maioria dos analistas esperava um aumento entre 0,3% e 0,4% em setembro. Economistas dizem que o resultado acima do esperado pode ser reflexo do pagamento de prêmios de seguro pelos danos causados pelos furacões Katrina e Rita.

Já o índice de preços em gastos de consumo pessoal ¿ uma medida de inflação muito considerada pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) na formulação de sua política monetária ¿ subiu em setembro 0,9%. No entanto, o chamado núcleo do índice, que exclui os preços de alimentos e combustíveis, que são os itens mais voláteis, avançou apenas 0,2%.

O resultado do núcleo acabou tranqüilizando o mercado, que não viu ali sinais de descontrole inflacionário. Com isso, analistas estimam que o Fed manterá sua política de elevação moderada das taxas de juros.