Título: GRIPE DAS AVES: NOVO CASO HUMANO NA TAILÂNDIA
Autor:
Fonte: O Globo, 01/11/2005, O Mundo, p. 30
Canadá descobre gansos selvagens mortos mas não sabe se vírus é o mesmo que ataca na Ásia
GENEBRA e TORONTO. A preocupação de que a gripe das aves esteja se tornando mais infecciosa para seres humanos aumentou ontem depois que a Tailândia anunciou mais um caso da doença. Uma mulher de 50 anos contraiu a gripe causada pelo letal vírus H5N1. Segundo o governo tailandês, ela não corre risco de vida. O caso é 20º do país, desde 2003.
Outro foco de preocupação surgiu no Canadá. Autoridades canadenses disseram ontem que 33 gansos e patos selvagens morreram de gripe causada por um vírus do tipo H5, nas províncias de Manitoba e Quebec. O anúncio trouxe o medo de que o H5N1, que afeta Ásia e já foi identificado em alguns países europeus, tenha chegado às Américas.
Testes em aves ficam prontos em dias
Todavia, o governo canadense considera pouco provável que o vírus encontrado em Manitoba seja o H5N1 porque não haveria uma rota natural de contaminação entre aves selvagens no país. Além disso, o Canadá já registrou no passado casos em aves de outras linhagens de gripe aviária, como a H5N2, menos agressiva do que a N1.
Os resultados de testes nas aves mortas devem ficar prontos dentro de alguns dias.
Embora eventuais casos isolados de gripe por H5N1 na Europa e, agora, no Canadá causem preocupação, a prioridade da Organização Mundial de Saúde (OMS) são os países asiáticos. É no sudeste da Ásia e na China que o vírus se alastra com mais rapidez. Milhares de aves já morreram. Houve 122 casos em seres humanos, 65 dos quais fatais.
O novo caso tailandês é preocupante porque pode ser uma indicação de que o vírus começa a adquirir a capacidade de se propagar com mais facilidade entre seres humanos.
¿ Fizemos exames em três laboratórios diferentes e todos mostraram que a mulher contraiu mesmo o H5N1 ¿ disse o diretor do Departamento de Ciências Médicas da Tailândia, Paijit Warachit.
Granja infectada fica perto de Bangcoc
De acordo com ele, no entanto, o estado de saúde da mulher está melhorando. Dos 20 casos registrados no país, 13 resultaram em morte. A mulher está internada num hospital de Bangcoc desde sábado. Aparentemente, ela contraiu o H5N1 ao ajudar o marido a limpar uma granja onde todas as galinhas haviam sido sacrificadas sob suspeita de contaminação pelo H5N1.
¿ Ela deve ter inspirado secreções dos animais mortos misturadas à poeira ¿ disse o chefe do Departamento de Controle de Doenças da Tailândia, Thawat Suntrajarn.
A granja fica na localidade de Nonthaburi, na periferia de Bangcoc. O marido da mulher não apresenta sintomas da gripe das aves, mas mesmo assim foi colocado em quarentena. No início do mês passado, um tailandês morreu de gripe aviária poucos dias depois de ter sacrificado uma galinha. Seu filho também contraiu a doença, mas conseguiu se recuperar.
www.oglobo.com.br/ciencia