Título: Próximo a ser julgado é Romeu Queiroz, do PTB
Autor: Adriana Vasconcelos e Alan Gripp
Fonte: O Globo, 03/11/2005, O País, p. 3

BRASÍLIA. Depois da absolvição do deputado Sandro Mabel (PL-GO) pelo Conselho de Ética, o próximo a ser julgado, o deputado Romeu Queiroz (PTB-MG), está confiante de que também possa escapar da cassação. Embora o relatório do deputado Josias Quintal (PMDB-RJ) recomende sua punição, com a perda do mandato, Queiroz trabalhará até a próxima terça-feira para convencer os representantes do conselho que não se beneficiou dos R$350 mil sacados do valerioduto por dois assessores seus.

O petebista tem o apoio de companheiros da bancada mineira e a solidariedade do ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, do PTB mineiro.

¿ Estou confiante que vou ser absolvido. O relator recomenda cassação, mas admitiu que não me apropriei do dinheiro. Trata-se de uma doação do PT ao PTB. Nem vi esse dinheiro ¿ disse Queiroz.

O PTB pressiona parlamentares mineiros a defender o colega, especialmente os integrantes do Conselho de Ética. Edmar Moreira (PFL-MG) e Júlio Delgado (PSB-MG) receberam recados de que Queiroz espera seu apoio. Mares Guia, amigo de Queiroz, também estaria pedindo apoio a deputados. Procurado, o ministro informou, por sua assessoria, que não se pronunciaria.

Para o líder do PTB, José Múcio (PE), não há comprovação de que Queiroz se beneficiou dos recursos, mas ele prefere não fazer prognósticos.

¿ É cedo para dizer se ocorrerão outras absolvições.

A votação do parecer de Quintal foi transferida de hoje para a próxima terça-feira, porque Queiroz se submeterá a exames médicos e seu advogado não foi notificado.