Título: BUSH PREZA RELAÇÃO COM LULA
Autor: Martha Beck e Janaina Figueiredo
Fonte: O Globo, 03/11/2005, O Mundo, p. 23

Interesse maior é no Brasil

WASHINGTON. Os principais assessores do presidente George W. Bush afirmaram ontem que, embora a Cúpula das Américas seja considerada por ele um evento importante para a política externa dos Estados Unidos, sua visita ao Brasil ¿ depois do encontro ¿ deverá ter um peso maior. O Brasil, segundo eles, torna-se cada dia mais estratégico para os interesses americanos ¿ tanto nas Américas quanto em assuntos globais. E por isso Bush está interessado em fortalecer sua aliança com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

¿ O Brasil é sem dúvida uma potência estratégica importante nas Américas. E seu papel será cada vez mais influente no mundo. Por isso, é importante para os EUA terem um relacionamento franco e aberto com o Brasil, e assegurarem que trabalhemos bem juntos ¿ disse ao GLOBO o secretário-assistente de Estado para Assuntos Hemisféricos, Tom Shannon.

Na véspera, em entrevista a jornalistas da região, o próprio Bush afirmara que conta com Lula para manter a estabilidade política na América Latina:

¿ Acho que é útil, quando tenho preocupações sobre assuntos no hemisfério, ser capaz de apanhar o telefone, ligar para o presidente Lula e dizer a ele: ¿Estou preocupado com isso ou aquilo. Tenho uma preocupação sobre tal coisa, você se incomodaria em dar uma olhada nisso?¿ Ou então: ¿Há alguma chance de trabalharmos juntos para resolver um problema?¿

Bush disse que jamais revelaria detalhes das conversas, mas deu uma pista:

¿ Tenho conversado com ele, em geral, sobre minhas preocupações com pessoas que corroem as instituições democráticas. Ele (Lula) está numa posição singular, digamos assim. E eu respeito isso. (José Meirelles Passos)