Título: Então diretor de Marketing do BB autorizou antecipação, hoje proibida
Autor: Regina Alvarez
Fonte: O Globo, 04/11/2005, O País, p. 4

Visanet diz que dinheiro foi repassado por orientação do BB, que indicou DNA

BRASÍLIA. O Banco do Brasil informou ontem que, de um total de R$73,8 milhões repassados pela Visanet à agência de publicidade DNA Propaganda em 2003 e 2004, ainda estão sem comprovação serviços no valor de R$24,6 milhões. O banco confirmou que já notificou a DNA para que comprove o destino de R$9,1 milhões em recursos para ações de marketing da bandeira Visa. Esse valor ainda não é final. Segundo o BB, a auditoria só identificou até agora operações da Visanet com a DNA no valor de R$58,3 milhões. O trabalho ainda está em andamento.

Em nota, o Banco do Brasil informou que está adotando "as medidas judiciais cabíveis" contra a DNA no que se refere aos R$9,1 milhões sem destinação comprovada, e que "não compactua e condena eventuais desvios que possam ter ocorrido na destinação desses recursos". Segundo o banco, o contrato com a DNA foi rescindido em 15 de julho.

Sistema de pagamento mudou em setembro de 2004

A nota afirma ainda que, a partir de setembro de 2004, as transferências de recursos do Fundo de Incentivo Visanet passaram a ser liberadas somente após a efetiva comprovação de realização dos serviços.

Esse fundo foi criado em 2001 para financiar ações de marketing e promoção dos cartões com bandeira Visa, mas apenas a partir de 2003 os depósitos começaram a ser feitos na conta da DNA. Em 2001 e 2002, a Visanet repassou os pagamentos dos serviços diretamente aos fornecedores e a DNA, indicada pelo Banco do Brasil, somente serviu de intermediária.

Os recursos da Visanet para as ações de marketing são aprovados anualmente pelo Conselho de Administração da empresa, com o direito de uso cedido aos bancos acionistas, de acordo com a sua participação na sociedade. O Banco do Brasil tem 33% das ações da Visanet. Os outros sócios majoritários são o Bradesco e o ABN-Amro.

A DNA era responsável pelas ações de varejo do Banco do Brasil. As diretorias de Marketing e de Varejo aprovaram em 2003 a mudança no sistema de repasses, determinando que o montante de recursos aprovado para o ano fosse depositado na conta da agência no início do exercício, para comprovação posterior dos serviços.

Pizzolato autorizou pagamento antecipado

O então diretor de Marketing do BB, Henrique Pizzolato, e outros três funcionários graduados autorizaram o pagamento antecipado dos serviços que deveriam ser prestados pela DNA. Em setembro de 2004, após auditoria interna, o banco retornou ao sistema anterior de pagamento direto aos fornecedores.

Em nota, a Visanet reiterou que o uso dos recursos do Fundo de Incentivos relativos à cota do Banco do Brasil foram aplicados de acordo com a orientação do banco. "O Banco do Brasil, que é um dos acionistas da empresa, indicou a DNA Propaganda como a agência responsável pelas campanhas publicitárias na promoção de seus cartões de crédito e débito", diz a nota.

A Visanet informa ainda que em setembro entregou à CPI a relação dos pagamentos realizados entre 2001 e 2005 à DNA, bem como as notas fiscais desses pagamentos.

Legenda da foto: PIZZOLATO: O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil autorizou o pagamento antecipado à agência de Valério