Título: ESTADOS UNIDOS SE RECUPERAM DE FURACÕES
Autor: Patrícia Duarte
Fonte: O Globo, 04/11/2005, Economia, p. 21

Produtividade registra maior aumento em um ano e setor de serviços cresce

Dados divulgados ontem mostram que a economia americana está se recuperando do impacto dos furacões. As redes de varejo registraram vendas fortes em outubro, a atividade do setor de serviços apresentou expansão e a produtividade teve sua maior alta em mais de um ano.

No varejo, a chegada do frio impulsionou as vendas de agasalhos, e o recuo nos preços da gasolina estimulou os consumidores a tirarem o carro da garagem para ir às compras. O índice geral do setor, apurado com 69 varejistas, teve alta de 4,4%, contra média anualizada de 3,9%.

O setor de serviços - onde a maioria dos americanos trabalha - também se expandiu em outubro. O índice apurado pelo Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) subiu para 60,0 em outubro, acima da leitura de 53,3 em setembro e da previsão média de analistas, de 57.

- Os impactos de setembro do (furacão) Katrina foram apagados em outubro - disse Joel Naroff, economista-chefe da consultoria Naroff Economic Advisors.

Além disso, a produtividade dos trabalhadores aumentou 4,1% no terceiro trimestre, a maior expansão em um ano e bem acima dos 2,5% esperados por analistas. O custo do trabalho recuou 0,5%, a primeira queda em mais de um ano, aliviando possíveis pressões inflacionárias.

Outra boa notícia foi a queda nos pedidos de seguro-desemprego, de 331 mil para 323 mil. Analistas esperavam 330 mil.

O único senão foi o recuo de 1,7% nas novas encomendas às fábricas em setembro, contra previsão de 1%. Mas analistas atribuíram o resultado ainda ao impacto dos furacões.