Título: LIVROS SERVIRÃO PARA PAGAR DÍVIDAS
Autor:
Fonte: O Globo, 06/11/2005, O País, p. 11

Com dívidas depois de pagar advogados para o processo da Câmara e os muitos a que deverá responder na Justiça, José Dirceu pensou o livro como forma de fazer dinheiro. Fernando Morais quer que ele conte tudo o que sabe já:

¿ Se depender do autor, será para contar tudo. Se depender do personagem, ele vai decidir a hora de falar. Ele quer um livro que venda, precisa de grana, o que indica que será um livro autoral. Vou ajudá-lo a escrever na primeira pessoa. Se for o contrário, um livro assinado por mim, com a história dele, o dinheiro virá para mim ¿ diz Morais.

O outro livro que Morais está escrevendo e terá Dirceu como um dos personagens vai refazer a história dos três sobreviventes do Molipo (Movimento de Libertação Popular). Depois da morte de Carlos Marighella, em 1969, Dirceu e outros militantes da ALN (Ação Libertadora Nacional) criaram em Cuba a dissidência que originou o Molipo.

Numa viagem de Dirceu a Cuba, Morais o acompanhou. Com um cinegrafista, revisitou os locais onde Dirceu treinou guerrilha e aprendeu uma dezena de profissões, de fotógrafo a metalúrgico. Quando voltou ao Brasil, para Cruzeiro do Oeste (PR), Dirceu trabalhou como alfaiate.

Morais gravou depoimentos com o cirurgião plástico que mudou o rosto de Dirceu. Como Fidel Castro, Dirceu, que passou a se chamar Daniel, rejeitou a anestesia geral por medo de morrer. Com anestesia local, viu o médico cortar a cartilagem do nariz, abrir as maçãs do rosto para enxertar osso, afastar o couro cabeludo para puxar os olhos, por as próteses no nariz e no queixo.

¿ Tenho fotos do ¿Daniel¿. Era outro homem, completamente diferente ¿ diz Morais.

A plástica foi feita em 1974 e desfeita, com o mesmo médico, em 1979. Hoje Morais lidera um movimento de intelectuais em defesa de Dirceu e foi depor como sua testemunha. Ele diz que não é amigo de Dirceu, mas acredita em sua inocência:

¿ A crença de que é inocente é baseada na sua história. Não acredito que uma pessoa que se submeteu a essas coisas por idéias vá emporcalhar sua biografia por causa de dinheiro.