Título: NO CHURRASCO, CARNE DA TERRA QUE REGISTROU AFTOSA
Autor: Eliane Oliveira e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 07/11/2005, O País, p. 3

Cardápio servido a Bush tinha alcatra, picanha, costela e cordeiro

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não hesitou em servir carne do Mato Grosso do Sul ¿ estado onde foram encontrados focos de febre aftosa ¿ durante o churrasco oferecido ontem ao presidente dos EUA, George W. Bush. Pouco antes, Lula havia mostrado a Bush num mapa que a região do foco era muito pequena. Segundo participantes do almoço organizado para 20 pessoas, o presidente Bush comeu bastante do variado cardápio, que incluía alcatra, picanha, costela desossada e cordeiro desossado recheado.

O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, atestou que a carne, proveniente do Mato Grosso do Sul, era de ¿excelente qualidade¿.

¿ O presidente e a primeira-dama nos ofereceram um churrasco incrivelmente bom ¿ disse Bush, provocando risos, mais tarde.

¿ O presidente Bush comeu de tudo, e bastante ¿ confirmou um dos participantes do almoço.

O governador do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, é um costumeiro fornecedor de carnes para eventos especiais na Granja do Torto. Segundo Furlan, o churrasqueiro também era daquele estado. Além da carne, havia farofa, carreteiro, salada e feijão de corda como complementos.

O próprio Bush, momentos antes, mostrava ansiedade por degustar um churrasco brasileiro.

¿ Estamos esperando pelo tradicional churrasco brasileiro. Ele me fará lembrar de casa ¿ disse Bush, que é do Texas.

Mas foi um copo d´água ¿ na verdade a falta dele ¿ que causou constrangimento antes da declaração dos dois presidentes na Granja do Torto. Ao chegar no local do pronunciamento, sob toldo armado no campo de futebol da Granja, Lula ficou visivelmente irritado quando se aproximou do púlpito e viu que não havia um copo d¿água. Lula perguntou três vezes sobre a água ao chefe do Cerimonial da Presidência, Paulo César de Oliveira.

¿ Não tem água? ¿ perguntou o presidente brasileiro.

¿ Foram buscar lá embaixo ¿ respondeu o assessor.

¿ Não é possível! ¿ rebateu Lula, irritado.

Trouxeram então um copo, mas só para ele. Lula reclamou de novo:

¿ O presidente Bush também precisa de água.

O comentário de Lula foi traduzido para o inglês e ouvido por Bush e Laura, que sorriram.

Ao receber a água, o americano olhou para o copo, mas bebeu sem medo e com satisfação, para espanto de muitos assessores. Em viagens internacionais, os presidentes americanos costumam levar na bagagem a água mineral que tomam. Quando esteve no Brasil, Bill Clinton fez isso.

Bush chegou à Granja do Torto às 11h20m, com 10 minutos de atraso. E entrou pela porta dos fundos, para escapar de uma manifestação de cerca de 100 pessoas em frente à entrada principal. O presidente americano e sua comitiva, distribuída em 25 carros, entre eles duas limusines, deixou a Granja às 15h30m, dessa vez pela porta principal, porque não havia mais manifestantes. (Cristiane Jungblut e Eliane Oliveira)