Título: INTERESSE PELO `PULMÃO DO MUNDO¿
Autor: Cristiane Jungblut e Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 07/11/2005, O País, p. 4

Bush pede a Lula para localizar a bacia amazônica num mapa

BRASÍLIA. Foi um encontro de afagos mútuos. Na conversa reservada, o presidente Lula aproveitou até para mostrar ao colega George W. Bush um mapa do Brasil. Bush quis saber no mapa onde ficava a bacia amazônica. Alguém lembrou então que a Amazônia é conhecida como ¿o pulmão do mundo¿. O presidente americano também ficou impressionado, segundo assessores do Palácio do Planalto, com um cágado que passeava pelos jardins da Granja enquanto eles conversavam dentro da sala.

Lula começou mostrando Pernambuco, estado onde nasceu e terminou mostrando a localização da Amazônia e até mesmo do Pantanal. Mas Lula se apressou em mostrar outro ponto do Mato Grosso do Sul: a região do foco de febre aftosa. Fez questão de dizer que o problema ocorreu num ponto isolado.

Ao falar das belezas do Pantanal, Lula convidou Bush para uma pescaria. Segundo assessores, no passeio reservado ao lado das primeiras-damas Marisa Letícia e Laura Bush, os dois presidentes ¿ensaiaram uma pescaria¿ no laguinho da Granja do Torto. Na verdade, eles alimentaram os peixes.

Descontraído, logo no início do encontro, Bush perguntou a Lula onde ele tinha nascido. O presidente então mostrou Pernambuco e depois São Paulo. Ele também mostrou onde dona Marisa nasceu e ainda onde será construída a refinaria da Petrobras em parceria com a PDVSA (da Venezuela), em Pernambuco. Depois da aula recebida de Lula, o próprio presidente Bush falou nas belezas naturais do Brasil e do convite para a pescaria em sua declaração à imprensa.

¿ Laura e eu estamos realmente muito felizes de estarmos aqui em nossa primeira visita ao Brasil. Só lamento não poder visitar outras regiões do seu país para ver a vasta beleza do Brasil. É uma parte espetacular do mundo. O presidente me convidou para pescar. Mas claro que ele disse que depois de ser presidente, porque a entourage que vai atrás é muito grande quando se é presidente ¿ disse Bush.

No encontro reservado, Lula estava acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e o assessor para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia. Do lado americano, estavam a secretária de Estado, Condoleezza Rice, e o assessor para Segurança Nacional, Stephen Hadley.

¿ Estou muito satisfeito. Foi um encontro muito descontraído ¿ comentou Lula no fim do dia, depois de se despedir de Bush.