Título: BUSH PEDE COMBATE À CORRUPÇÃO NA AL
Autor: Cristiane Jungblut e Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 07/11/2005, O País, p. 4

`Os governos desse hemisfério devem ser fortes¿, diz presidente dos EUA

Em seu pronunciamento no Hotel Blue Tree, pouco antes de deixar o país, o presidente Bush tocou num assunto evitado horas antes no encontro privado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Granja do Torto: a corrupção. Bush ressaltou que para manter suas democracias consolidadas, os países latino-americanos precisam combatê-la:

¿ Os governos desse hemisfério devem ser fortes, ouvir as pessoas e estar livres de corrupção ¿ afirmou ele.

O combate ao terrorismo, principal marca de seu governo, foi citado uma única vez pelo americano. Bush se disse preocupado com a possibilidade de terroristas do Oriente Médio lavarem dinheiro de corrupção na América do Sul. Também ressaltou a importância da repressão ao tráfico de drogas, lembrando o apoio dos EUA ao combate dos cartéis colombianos.

¿ Cidadãos que vivem com medo por causa de traficantes, terroristas e gangues não são cidadãos livres.

Bush se derramou em elogios ao país. Fez referência ao programa brasileiro de combate à Aids, implantado em países africanos, e ao papel de liderança na reconstrução do Haiti. Sobraram elogios até para o churrasco oferecido por Lula no Torto.

Um ponto considerado importante pelo governo brasileiro no encontro foi o fim do impasse em torno da manutenção ou não do Brasil no Sistema Geral de Preferências (SGP) ¿ mecanismo que facilita as exportações de países em desenvolvimento nos EUA e outras nações desenvolvidas. Os americanos ameaçavam retaliar o Brasil, excluindo o país do SGP, sob o argumento de que as ações realizadas para combater a pirataria são insuficientes.

¿ Isso não é mais uma questão problemática ¿ disse o assessor para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia.