Título: `TEMOS UMA CULTURA RIQUÍSSIMA, E NÃO SÓ HALLOWEEN¿
Autor: Cristiane Jungblut e Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 07/11/2005, O País, p. 5

Laura Bush incentiva professores a mostrar força da arte feita nos Estados Unidos

BRASÍLIA. Antes de se juntar ao marido na Granja do Torto, a primeira-dama dos Estados Unidos, Laura Bush, fez um tour por Brasília. Visitou uma biblioteca do MEC, o Memorial JK, onde estão as cinzas do ex-presidente Juscelino Kubitschek, e conversou com alunos da Escola de Música de Brasília.

Laura começou sua agenda acompanhando Bush até o Porto Vittoria, uma casa de eventos onde ele fez uma palestra para diplomatas e se reuniu com 15 jovens brasileiros selecionados pela embaixada americana por terem se destacado em suas áreas de atuação. Na conversa de 50 minutos com o grupo, Bush respondeu uma pergunta sobre os recentes protestos contra os EUA na 4ª Cúpula das Américas. Para o presidente americano, eles ocorreram porque muita gente tem uma visão equivocada de seu país.

Laura, que é bibliotecária, esteve na Biblioteca Demonstrativa de Brasília, onde conheceu uma ala com obras doadas pela embaixada dos EUA. Lá ela conversou com cinco professores de inglês responsáveis por um programa também financiado pela embaixada para treinar docentes da rede pública de ensino de Brasília.

¿ Temos que ensinar que temos uma cultura riquíssima, e não só Halloween ¿ disse Laura ao quinteto de professores.

No Memorial JK, a primeira-dama foi recebida pela neta de Juscelino, Anna Christina, que presenteou Laura com uma foto do pai de George W. Bush, o ex-presidente George H. W. Bush, quando ele visitou Brasília em 1993. Na imagem, o sogro de Laura está ao lado da mãe de Anna Christina, Márcia, então vice-governadora do DF.

Ao fim da visita, a neta de JK era só elogios à primeira-dama:

¿ Ela é simpática, elegante, não queria ir embora.