Título: ESQUEMA DE SEGURANÇA SEM PRECEDENTES
Autor: Demétrio Weber e Givaldo Barbosa
Fonte: O Globo, 07/11/2005, O País, p. 8

Ruas e avenidas interditadas e espaço aéreo fechado e vigiado

BRASÍLIA. A visita do presidente dos EUA, George W. Bush, foi cercada por um esquema de segurança sem precedentes no país. Ruas e avenidas foram interditadas 20 minutos antes da passagem do comboio que o acompanhava. O espaço aéreo foi fechado num raio de 19 quilômetros e vigiado por helicópteros da Polícia Federal e das Forças Armadas brasileiras.

Todas as pessoas que se aproximaram de Bush passaram por um pente-fino coordenado por agentes da CIA e do FBI. Na Granja do Torto, os jornalistas credenciados foram obrigados a deixar os telefones celulares do lado de fora e permaneceram incomunicáveis por mais de duas horas. A revista foi rigorosa: bolsas pessoais, equipamentos de TV e câmeras fotográficas foram submetidos a cães farejadores.

A entrada da Granja foi cercada por grades e vigiada por helicópteros e policiais. No hotel Blue Tree, onde Bush fez uma palestra, todos os carros que estavam autorizados a entrar no local foram minuciosamente revistados. Policiais federais usaram espelhos para verificar se havia explosivos sob os carros.

www.oglobo.com.br/mundo