Título: Petista é preso em manifestação anti-Bush
Autor: Demétrio Weber e Givaldo Barbosa
Fonte: O Globo, 07/11/2005, O País, p. 8

Militante do partido de Lula ofendeu policiais militares em frente à Granja do Torto; deputado Babá foi imobilizado

BRASÍLIA. O protesto organizado por partidos de esquerda e movimentos sociais contra a visita do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, terminou ontem em tumulto na frente da Granja do Torto. Um militante petista acabou preso e o deputado federal João Batista Araújo, o Babá (PSOL-PA), foi imobilizado por um policial. Para evitar os manifestantes, Bush e sua comitiva de 25 veículos entraram por um portão lateral. Mesmo assim, passaram perto o suficiente ¿ cerca de 30 metros ¿ para ver os manifestantes que gritavam palavras de ordem contra o presidente, chamado de assassino e tirano.

A manifestação reuniu cerca de cem pessoas, a maioria militantes de PSOL, PSTU e Conlutas (Coordenação Nacional de Lutas), além de estudantes e filiados ao PT e PCB. Bush já estava na Granja havia 15 minutos quando o tumulto começou. Os manifestantes tentaram interromper o trânsito, o que gerou discussão com a PM.

Babá só conseguiu se soltar ao gritar que é deputado

O militante Wagner Juracy da Silva Sampaio foi detido e algemado por desacato. Ele é dirigente do PT no Guará, cidade-satélite de Brasília. Foi liberado horas depois, após prestar depoimento. Babá reclamou da prisão e acabou também imobilizado. Só conseguiu se soltar ao gritar que é deputado.

Os manifestantes queimaram uma bandeira dos Estados Unidos e voltaram a atacar não apenas Bush, mas também Lula. De megafone em punho, Babá rogou uma praga a Bush, lembrando que seria servido churrasco no almoço:

¿ Que ele coma uma carne cheia de aftosa para sair daqui com uma doença bem grave.

Longe da Granja, cerca de 30 estudantes protestaram de outra forma. Com panelas de arroz, feijão e farofa, invadiram uma loja do McDonald's no Eixo Monumental, a cerca de cinco quilômetros do Congresso. O ato ganhou o nome de ¿Farofada anti-Bush na Mc ocupação feliz¿ e foi pacífico. Além dos pratos quentes, o grupo levou frutas e suco. Na rua uma bandeira dos EUA foi queimada.

A loja continuou aberta. A manifestação durou cerca de quatro horas. Cinco estudantes secundaristas acorrentaram-se a uma mesa.