Título: ESTUDANTES CONSIDERAM DIFÍCIL A PROVA DO ENADE
Autor:
Fonte: O Globo, 07/11/2005, O País, p. 9

Ministério da Educação diz que houve apenas protestos pontuais contra substituto do Provão

BRASÍLIA. O Ministério da Educação realizou ontem em todo o país Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o substituto do Provão. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), ocorreram apenas protestos pontuais que não prejudicaram a aplicação do exame.

O exame foi realizado em 1.983 locais de cerca de 850 municípios brasileiros e os gabaritos já estão disponíveis no site do Inep (www.inep.gov.br). Segundo o Inep, os alunos que não receberam a correspondência com o questionário socioeconômico a tempo de entregarem aos fiscais de prova poderão enviar o documento pelo correio. Hoje, será divulgado balanço geral das provas.

A prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho) foi considerada difícil por alunos que fizeram o exame em São Paulo ontem.

¿ Mas eu já esperava. Na faculdade fizemos um simulado em que muitas das questões abordavam assuntos que a gente não estudou ainda ¿ disse Carlos Eduardo, de 23 anos, primeiranista de ciências da computação da Uninove.

No Rio, Lívia Loureiro da Motta, de 25 anos, formanda de arquitetura, chegou às 13h05m no Colégio Marista São José, na Tijuca, que já estava com os portões fechados. Os estudantes sorteados que não fazem o Enade não podem pegar o diploma do curso.

¿ Moro no Recreio e fui escalada para fazer prova na Tijuca. Não tem cabimento.