Título: `O POBRE É O ATOR PRINCIPAL¿
Autor:
Fonte: O Globo, 08/11/2005, O País, p. 4

Lula diz que oposição está nervosa e que governa para desfavorecidos

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou o programa semanal de rádio "Café com o presidente" para atacar setores da oposição que, segundo ele, torcem contra seu governo, e para ressaltar que governa para os pobres. Lula disse, a exemplo do que já vinha falando em reuniões palacianas, que a oposição fica nervosa com o êxito das políticas públicas de sua administração, especialmente aquelas voltadas para os pobres. O presidente afirmou que, tradicionalmente, os pobres só são lembrados em época de eleição, mas em seu governo são atores principais.

¿ Vejo que o Brasil entrou em uma rota que me deixa muito otimista; uma rota que não tem retorno. Eu sei que tem gente que fica nervoso. Eu sei que, sobretudo, alguns de oposição ficam torcendo para as coisas não darem certo. Mas, independentemente disso, as coisas vão dar mais certo do que alguém podia imaginar neste país ¿ disse Lula.

O presidente afirmou que as ações do Palácio do Planalto estão dando certo porque o povo participa e acredita no governo:

¿ Tenho consciência de que o que fizermos para esse povo, apenas estamos cumprindo com nossa obrigação, não estamos fazendo favor. Durante muito tempo essa parte pobre da população foi esquecida, só era lembrada na época das eleições. Na hora em que vão pedir voto, só se fala de pobre, não se fala de rico. Mas, na hora de governar, governa-se para os ricos e não para os pobres. E estamos botando o pobre como o ator principal dessa política.

Na semana passada, Lula avaliou com ministros e assessores que a recuperação da sua popularidade e da do governo e a perspectiva de reeleição levaram ao endurecimento dos ataques da oposição ao Planalto. Ele dizia que a oposição estava desesperada. Para Lula, os ataques são localizados, mas tendem a se agravar à medida que os resultados do governo aparecerem, especialmente em 2006, com a proximidade do período eleitoral.