Título: CPI VAI PEDIR INDICIAMENTO DE DELÚBIO E VALÉRIO
Autor: Tatiana Farah
Fonte: O Globo, 08/11/2005, O País, p. 8 e 9

Pizzolato também deve constar da lista de indiciados

CURITIBA. A CPI dos Correios vai pedir o indiciamento do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e do empresário Marcos Valério de Souza por tráfico de influência, por terem obtido empréstimos bancários dando como garantia contratos com o governo. O crime prevê prisão de dois anos. O relatório parcial será entregue quinta-feira. O relator da CPI, Osmar Serraglio (PMDB-PR), disse que deverá ser pedido o indiciamento do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizolatto por envolvimento num dos 50 casos investigados pela comissão.

¿ Com certeza Pizolatto vai ser indiciado. Há muitos fatos relacionados a ele e vai ser difícil para ele sustentar a versão que apresentou ¿ disse Serraglio em Curitiba, onde participou de um debate sobre reforma política com o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), sub-relator da CPI.

Serraglio informou que o ex-ministro Luiz Gushiken pode ser indiciado numa próxima etapa. Fruet disse que o complexo empresarial de Valério, com pelo menos 20 empresas, fazia triangulação de tráfico de influência que beneficiou o PT.

Relatório vai mostrar 600 transferências bancárias

O relatório de Fruet vai revelar pelo menos 600 transferências bancárias realizadas pelo publicitário. Segundo ele, na quinta-feira a CPI pedirá o indiciamento de Valério por fraude contábil:

¿ A operação de Valério não era simples justamente para evitar o rastreamento, típico de quem lava dinheiro.

No relatório parcial, dividido em três partes (contábil, jurídica e política), a CPI vai demonstrar a movimentação bancária de R$55 milhões operada pelo valerioduto, além de direcionamento nos contratos que serviram de garantia.

¿ O volume de recursos foi tão grande que dava tranqüilidade para Valério conseguir empréstimos acima do seu rendimento ¿ disse Fruet.

A CPI vai investigar os contratos de publicidade da Eletronorte, irregularidades em eventos esportivos patrocinados pelo BB relativos à promoção da Copa Davis ¿ que teve recurso destinado a uma das empresas de Valério, a Multiaction ¿ e as contas do publicitário Duda Mendonça no exterior.

¿ Esta semana queremos ter acesso aos documentos entregues pela Promotoria de Nova York ¿ afirmou Fruet.

Segundo Serraglio, existe investigação para prorrogar a CPI por mais quatro meses:

¿ Temos assinaturas para prorrogar a CPI e poder reunir todos os dados do complexo de operação de Valério.

www.oglobo.com.br/pais