Título: FALTA DE QUÓRUM ADIA A VOTAÇÃO DO PROCESSO DE MABEL
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 08/11/2005, O País, p. 11

Câmara tenta manter análise do caso de Dirceu para o dia 23

BRASÍLIA. O número reduzido de deputados ontem em Brasília pôs em risco o calendário de votações dos processos de cassação no plenário da Câmara e já torna praticamente inevitável a convocação extraordinária da Casa durante o recesso de janeiro. Ontem, o presidente da Casa, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), anunciou o adiamento, para o dia 16, da votação no plenário do parecer que propõe a absolvição de Sandro Mabel (PL-GO). Aldo tenta manter a votação do relatório recomendando a cassação do mandato de José Dirceu (PT-SP) no dia 23.

Assim como na sexta-feira, a sessão ordinária de ontem foi derrubada por falta de quórum. Apenas 34 deputados apareceram, quando o regimento exige pelo menos 51. O processo de Mabel deveria ser votado amanhã no plenário. A votação no dia 16, após um feriado, pode ser prejudicada por falta de quórum, o que adiaria o processo para o dia 23. Com isso, o caso de Dirceu ficaria o dia 30.

O advogado de Dirceu, José Luís Oliveira Lima, entrou ontem com novo recurso na Comissão de Constituição e Justiça pedindo a anulação da sessão do Conselho que aprovou o pedido de cassação do mandato do petista. Ele alega que as testemunhas de defesa foram ouvidas antes das de acusação, o que seria irregular.