Título: OPOSIÇÃO AMEAÇA CONVOCAR MINISTRO DA JUSTIÇA PARA CPI
Autor: Maria Lima
Fonte: O Globo, 08/11/2005, O País, p. 11

Tucanos querem que ministério facilite acesso a documentos

BRASÍLIA. A oposição acusa o Ministério da Justiça de dificultar o repasse de documentos obtidos no exterior sobre a investigação do valerioduto e ameaça convocar para depor na CPI dos Correios o ministro Márcio Thomaz Bastos. Hoje, os deputados tucanos Eduardo Paes (RJ) e Gustavo Fruet (PR) apresentam requerimento para que Bastos explique na CPI os motivos de o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), ligado ao Ministério da Justiça, dificultar a liberação. Não será fácil convocar o ministro, e os tucanos admitem ter uma conversa preliminar com ele.

Segundo relatório da Polícia Federal, o DRCI estaria criando obstáculos para o acesso a documentos sobre as investigações do mensalão e das movimentações financeiras de Duda Mendonça no exterior.

Ontem, o Ministério das Relações Exteriores repassou à CPI dos Correios um telegrama do promotor distrital de Nova York, Robert Morgenthal, marcando para amanhã a audiência na comissão. Como o comunicado chegou em cima da hora, a data deve ser remarcada.