Título: Lula comemora o resultado da reunião com Bush
Autor: Helena Celestino
Fonte: O Globo, 08/11/2005, O País, p. 12

Brasil aceitará fazer mediação entre EUA e Venezuela, diz assessor

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou ontem, em avaliação com assessores diretos, o resultado político do encontro com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Segundo o assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, não houve momentos de tensão na conversa dos dois, e o Brasil aceitará fazer mediação entre os governos dos EUA e da Venezuela, desde que os dois considerem isso necessário.

Bush, segundo o assessor, disse que considera importante o trabalho do Brasil na região. O Brasil tem defendido que EUA e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, baixem o tom das críticas mútuas.

¿ Não estamos funcionando como intermediários, o que não significa que o Brasil não possa, sempre que as partes considerem necessário, fazer ações de mediação. É importante que tenhamos um clima mais distendido na região ¿ disse Marco Aurélio.

Os americanos consideraram o clima muito mais tranqüilo no Brasil do que em Mar del Plata (Argentina), onde ocorreram grandes protestos durante a 4ª Cúpula das Américas:

¿ Bush disse que está acostumado com manifestações.