Título: ENTREVISTA TEVE AUDIÊNCIA ENTRE DOIS E 2,9 PONTOS
Autor: Soraya Aggege
Fonte: O Globo, 09/11/2005, O País, p. 4

Para a TV Cultura, porém, repercussão foi o mais importante

SÃO PAULO. Mesmo com uma audiência tecnicamente considerada baixa, de dois pontos na média e de 2,9 pontos no pico, a TV Cultura de São Paulo comemorou a repercussão da entrevista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na milésima edição do "Roda Viva". Segundo a direção da emissora, o programa, que tem média de 0,8 ponto de audiência, anteontem conseguiu uma das maiores audiências da Cultura nos últimos anos, só comparada com a entrevista, no mesmo programa, em junho, no auge do escândalo do mensalão, do ex-deputado Roberto Jefferson , que teve 2,1 pontos na média e 2,9 no pico.

¿ A diferença foi a repercussão. Primeiro, diversos sites, emissoras de rádio (entre elas a CBN) e blogs transmitiram ao vivo com a Cultura. Depois, o ¿Roda Viva¿ pautou toda a imprensa nacional. Foi dali que saíram as manchetes de todos os grandes jornais do país ¿ disse a diretora de Pesquisa da TV Cultura, Fátima Pacheco Jordão.

No horário em que o ¿Roda Viva¿ com Lula foi ao ar, das 22h35m à 0h52m, a audiência média de dois pontos correspondeu a 4% de participação dos televisores da Grande São Paulo. No mesmo horário, a TV Globo, que exibiu o filme ¿O quarto do pânico¿ e parte do ¿Jornal da Globo¿, atingiu 29 pontos, com uma participação de 53%.