Título: FH: `Como disse que é o responsável, Lula se colocou em posição delicada¿
Autor: Soraya Aggege
Fonte: O Globo, 09/11/2005, O País, p. 4

Para ex-presidente, petista disputará reeleição, porque PT não tem outro nome

SÃO PAULO. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou em posição delicada ao assumir a responsabilidade pelas denúncias contra o governo. Na avaliação do ex-presidente, Lula deve ser candidato à reeleição, já que o PT não teria outro nome. Ele enfatizou que a situação de Lula "ficou difícil", por causa da gravidade das denúncias contra o ex-tesoureiro Delúbio Soares, que o presidente chamou anteontem, na entrevista ao programa "Roda Vida", da TV Cultura, de "nosso Delúbio".

Fernando Henrique disse, em entrevista à rádio CBN, que gostou de Lula ter assumido a responsabilidade, mas alfinetou:

¿ Ele disse com todas as letras: `Sou o maior responsável por tudo, sou o presidente¿. Achei bom, ele está subindo à responsabilidade. Também defendeu os companheiros que estão sendo atacados. Disse que qualquer país deve se orgulhar de ter um homem como José Dirceu. Disse "o nosso Delúbio". Ele é solidário. Do ponto de vista do companheirismo, é bonito. Como disse que é o maior responsável por tudo, ele se colocou em posição delicada.

Para ex-presidente, Lula vai disputar a reeleição

O ex-presidente disse que não pretende fazer prejulgamentos, mas avaliou que o fato de Lula ter assumido a responsabilidade do caso Delúbio prejudicou sua vida política:

¿ Não quero acusar antes da hora. Mas tudo o que está sendo dito do caso de Delúbio parece irrefutável. Então, ele é o responsável? O que fez? Ficou difícil...

Sobre a possível candidatura de Lula à reeleição, Fernando Henrique foi enfático:

¿ Mesmo que ele não queira, não terá alternativa, porque o PT precisa de um candidato importante. Ele diz: ¿Tem muita gente que não quer que eu seja¿. Acho que não tem ninguém que não quer. Podem fazer considerações amistosas: ¿Será que convém? Será que é o momento, diante desta crise moral?¿

Fernando Henrique rebateu as críticas de Lula ¿ que o acusou de ter tentado impedir CPIs relativas a seu governo. E deu exemplos de investigações feitas em seu governo, acusando o PT de ter se promovido com a "política do escândalo".

¿ Quando queriam fazer investigações sobre o nada, tudo era uma corrupção só, como é que se chamava? A CPI da Corrupção. Isso não pode. A Constituição diz que tem que ser um fato determinado. Houve investigação sobre o sistema financeiro, na qual entrou o Proer, sobre o Judiciário. E houve sobre o Proer na Câmara, houve sobre o Sivam na Câmara. Houve tudo ¿ reagiu.

Para Fernando Henrique, Lula teria feito também um mea-culpa do denuncismo.

¿ Ele disse que acusava muito sem saber. Voltou a falar que eles não tinham provas sobre compra de votos sobre os deputados. Não obstante, diziam que tinha comprado votos. Eles usavam a política do escândalo.

O ex-presidente reclamou das insinuações de Lula sobre as privatizações de seu governo. Também disse que Lula deveria ser ¿mais modesto¿ e ironizou o suposto continuísmo na economia e na área social:

¿ O que eu não gosto é dessa história que parece que (ele) é Pedro Álvares Cabral. Descobriu o Brasil. Tudo é pela primeira vez, pela primeira vez.

O ex-presidente elogiou a aproximação com a política dos EUA e disse que Lula está para o presidente George W. Bush como ele esteve para Bill Clinton.

¿ Ele recebeu bem (o presidente Bush). E depois, uma coisa é certa: os dois têm boa química, um gosta do outro. Qual é o mal nisso? Eu gostava do Clinton. Ele gosta do Bush. Gosto não se discute.