Título: PC CONECTADO COMEÇA A SAIR DO PAPEL
Autor: Geralda Doca
Fonte: O Globo, 09/11/2005, O País, p. 8

Expectativa é de vender um milhão de computadores a baixo custo, a R$1,4 mil

Em sua entrevista ao programa ¿Roda Viva¿, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o PC Conectado é um sucesso. Exagero. Primeiro porque ¿ talvez ele não tenha percebido ¿ o projeto foi rebatizado como Cidadão Conectado ¿ Computador para Todos, de acordo com o decreto que ele mesmo assinou, em setembro passado.

Como a lei ainda dá um mês para que a configuração mínima seja estabelecida, temos mais tempo para que as lojas possam oferecer legítimos ¿PC Conectados¿.

Mas o caminho está aberto. Os bancos oficiais (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) começaram, anteontem, a oferecer as linhas de crédito. Porém, o consumidor terá que esperar para comprar o bem em condições facilitadas (parcelamento de até 24 vezes e juros de 2% ao mês), pois o equipamento ainda não chegou às lojas e a grandes redes de varejo, segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Na verdade, o preço médio dos computadores já caiu cerca de 10%, nos últimos meses, graças à isenção de PIS-Cofins. E a venda das máquinas está subindo.

Demorou, mas não foi por falta de conversa do governo. Desde que tomaram posse, o presidente Lula e seus representantes gastaram muito tempo conversando com outras partes interessadas no projeto: fabricantes, operadoras de telecomunicações e mercado varejista.

¿ Toda essa articulação política foi demorada, pois cada setor tinha um desejo e tivemos que buscar um consenso entre todos ¿ resume Sergio Rosa, diretor do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), um dos órgãos responsáveis pelo projeto.

Hoje, o que interessa ao governo é desaguar os computadores de até R$1.400 ¿ que, segundo alguns técnicos, funcionam sob medida para os cidadãos que ainda não têm acesso amplo à informática.

Há quem discorde, dizendo que, por esse preço, software e hardware tendem a pedir atualizações em pouco tempo, tão logo as necessidades do usuários mostrem-se maiores.

De qualquer maneira, a expectativa é de que, em um ano, o projeto tenha viabilizado a venda de um milhão de PCs de baixo custo, com softwares básicos e capazes de se conectar à internet.