Título: PROCURADOR PEDE DADOS SOBRE USO DE AVIÃO DA FAB
Autor:
Fonte: O Globo, 09/11/2005, O País, p. 9

Objetivo é saber quanto custou a viagem do filho de Lula e amigos

O Ministério Público Federal pediu informações sobre os gastos do governo federal com uma viagem do filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Luís Cláudio, com seus amigos a Brasília em julho de 2004. O pedido foi feito pelo procurador Bruno Caiado de Acioli ao vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, e ao chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Félix. O Ministério Público quer que os custos do transporte em aviões da FAB, passeio de lancha e segurança sejam devolvidos aos cofres públicos.

O pedido faz parte de uma investigação do Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul, há 30 dias transferido para Brasília. Fotos da viagem foram divulgadas por amigos de Luís Cláudio no Orkut, rede de relacionamentos pela internet, no início deste ano. Segundo Caiado, os gastos com a viagem desvirtuaram os princípios de moralidade administrativa, porque foram usados recursos públicos para fins particulares.

¿ O avião da FAB deve ser usado para uma finalidade pública. O uso para transportar os filho do presidente e seus amigos não resultou em benefício para a coletividade.

Caiado informou que se for comprovada a responsabilidade de algum servidor público no caso, ele pode responder por improbidade administrativa.