Título: `Wall Street Journal¿ diz que visita ao Brasil foi destaque na viagem de Bush
Autor:
Fonte: O Globo, 09/11/2005, O País, p. 9

De acordo com o segundo maior jornal dos EUA, Lula governa `como um pragmático¿

O ¿Wall Street Journal¿ afirmou ontem em editorial que a notícia mais importante da viagem do presidente George W. Bush à América Latina foi o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula, segundo o segundo maior jornal dos EUA, ¿pode ser um esquerdista em reabilitação, mas tem governado como um pragmático e entende que o interesse nacional do Brasil jaz em ser parte do sistema econômico global¿.

No editorial, o jornal criticou a cobertura da mídia americana, por ter dado mais atenção aos protestos e às declarações do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, do que à viagem de Bush ao Brasil. ¿Mais cedo ou mais tarde, a imprensa vai descobrir o que aconteceu no Brasil e talvez até relate isso. Entrementes, achamos que nossos leitores gostariam de ouvir as boas notícias¿. O texto critica o protecionismo dos países europeus e afirma que as negociações na Organização Mundial do Comércio são mais importantes do que as da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

Já o ¿New York Times¿, sem se referir ao Brasil, afirmou em editorial que a viagem foi um desastre. O ¿Miami Herald¿, por sua vez, relatou que o maior vencedor da cúpula das Américas foi Lula. ¿Ele continua cético com relação ao comércio livre, mas não está pronto para descartá-lo. Dados os protestos na Argentina, as dúvidas de Lula sobre o comércio livre soam mais razoáveis e moderadas. Sua disposição de negociar questões duras pode permitir à Alca se tornar realidade, com a vitória indo para o povo da América Latina¿, afirmou o jornal.