Título: GOVERNO QUER VOTAR REFORMA TRIBUTÁRIA LOGO
Autor:
Fonte: O Globo, 09/11/2005, O País, p. 9
Wagner e Palocci não cedem à pressão dos prefeitos sobre Fundo
BRASÍLIA. Pressionado por prefeitos de todo o Brasil, o governo decidiu bancar a votação da reforma tributária, sem concessões aos municípios, e poderá retirar urgência de projetos em tramitação na Câmara para facilitar a análise da reforma.
Os ministros Jaques Wagner (Relações Institucionais) e Antonio Palocci (Fazenda) reuniram-se ontem com associações de prefeitos mas não cederam à pressão para que seja votado em separado o artigo que aumenta em 1% os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma despesa nova de mais de R$1 bilhão para o Tesouro Nacional. Isso deverá provocar mais uma queda-de-braço entre governo e oposição. A oposição avisou que, se a proposta for ao plenário, vai votar somente o dispositivo que beneficia os municípios.
Depois de se reunir com os prefeitos e o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Wagner disse que o governo está disposto votar a reforma tributária o mais rapidamente possível. Ele admitiu que a reforma pode ser rejeitada, já que não há consenso.