Título: ARGENTINA BAIXA PACOTE PARA CONTER ÍNDICE DE PREÇOS DE 11%
Autor: Cassia Almeida
Fonte: O Globo, 11/11/2005, Economia, p. 25

O governo argentino anunciou ontem um pacote de medidas para conter a inflação, que segundo estimativas do Banco Central do país (BCRA) deve superar 11% este ano. O pacote, anunciado pelo ministro da Economia, Roberto Lavagna, prevê a redução de indenizações trabalhistas em casos de demissão sem justa causa, elevadas em janeiro de 2002, em meio à crise econômica e social que disparou as taxas de pobreza e desemprego.

No auge da crise, o governo criou a chamada "dupla indenização", que dobrava o valor da indenização paga a trabalhadores demitidos sem justa causa. Numa segunda etapa, o percentual extra pago pelas empresas caiu para 80% e, agora, passará a ser de 50%. Com a recuperação da economia - o Produto Interno Bruto argentino (PIB, conjunto das riquezas produzidas no país) cresceu 8,8% em 2004 e deve subir até 7% em 2005 - o governo considera desnecessárias medidas tão rigorosas para evitar o aumento do desemprego, hoje em torno de 13%.

- Reduziremos os custos empresariais e isso terá um impacto positivo nos preços - afirmou Lavagna.

O ministro anunciou, ainda, a eliminação dos incentivos fiscais para a exportação de 200 produtos da cesta básica de alimentos, entre os quais, leite, manteiga, alho, cebola, azeite e queijo. O governo também enviará ao Congresso um projeto sobre acidentes de trabalho, recomendará ao BCRA a redução da liquidez no mercado e, por último, vai melhorar o sistema de defesa da concorrência.