Título: CPI dos Bingos convoca assessor de Palocci
Autor: Alan Gripp
Fonte: O Globo, 11/11/2005, O País, p. 9

Estratégia da oposição para atacar governo inclui ainda proposta de chamar irmão do presidente Lula

BRASÍLIA. A oposição declarou guerra ao governo federal e novamente usará como trincheira a CPI dos Bingos. Controlada pelos oposicionistas, a comissão aprovou ontem três requerimentos que atacam diretamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Antonio Palocci.

A CPI aprovou ontem a convocação de Ademirson Ariovaldo da Silva, assessor especial de Palocci. Segundo dados obtidos com a quebra de sigilo telefônico em poder da comissão, Ademirson trocou mais de 1.400 telefonemas nos últimos três anos com Vladimir Poleto, que foi secretário de Controle de Palocci na prefeitura de Ribeirão Preto e é acusado de transportar, de Brasília para São Paulo, supostos dólares dados pelo governo de Cuba para a campanha do PT em 2002. O dinheiro teria sido aplicado na campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva naquele ano.

Ontem, em resposta à guerra entre governo e oposição, o PT informou ter entrado com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo que sejam examinadas as contas de campanha do candidato tucano à Presidência em 2002, José Serra.

- Essa é a maneira como o Berzoini quer jogar. Estamos respondendo na mesma moeda - afirmou o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que assumirá este mês a presidência nacional do PSDB, referindo-se ao presidente do PT, o deputado federal Ricardo Berzoini.

O próprio Jereissati apresentou requerimento de convocação de Genival Inácio da Silva, o Vavá, irmão de Lula. Ele é acusado de tráfico de influência por supostamente intermediar negociações entre empresas privadas de São Paulo e órgãos federais.

E mais: o presidente da CPI, Efraim Morais (PFL-PB), desengavetou o requerimento de convocação do presidente do Sebrae, Paulo Okamoto, que já foi aprovado e vinha sendo guardado como trunfo pela oposição. Efraim agendou a ida de Okamoto à CPI para a próxima quarta-feira. Ele terá que explicar por que pagou o empréstimo de R$29.400 do PT a Lula, que Okamoto diz ter pagado mesmo sem ter informado ao presidente Lula.

Tião Viana: "O horizonte é de genocídio político"

Diante dos novos ataques, o clima ficou pesado na CPI. Voz solitária do governo na comissão, o senador Tião Viana (PT-AC) afirmou esperar pelo pior:

- O horizonte é de genocídio político. Mas se assim querem, assim vai ser.

A CPI dos Bingos aprovou ontem a quebra do sigilo bancário, telefônico e fiscal do vereador petista Klinger de Oliveira Souza, secretário de Serviços Municipais de Santo André na gestão do prefeito assassinado Celso Daniel. Também foi quebrado o sigilo do empresário Ronan Maria Pinto.