Título: LULA PEDE UNIÃO DOS PAÍSES DO G-20 PARA A PRÓXIMA REUNIÃO DA OMC
Autor: Martha Beck
Fonte: O Globo, 11/11/2005, Economia, p. 27

O Itamaraty divulgou ontem uma carta enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos chefes de Estado dos países do G-20, no último dia 4, pedindo união no próximo encontro da Organização Mundial do Comércio (OMC), que será realizado em Hong Kong, no mês que vem. No documento, Lula afirma que o grupo enfrentará tentativas de enfraquecimento e, por isso, deve reforçar sua unidade, além de lutar pelo fim dos subsídios agrícolas e pela liberalização do comércio mundial.

"O desenlace das negociações agrícolas será fundamental para a criação de um comércio internacional mais justo, livre de distorções, aberto às vantagens comparativas dos países em desenvolvimento, ao mesmo tempo em que se preservam os legítimos interesses de suas populações rurais vulneráveis. A conferência de Hong Kong será um momento fundamental para garantirmos o atendimento de nossos interesses nacionais e de nossas aspirações como G-20", afirma a carta do presidente.

O documento também faz um alerta: outros países podem apresentar propostas que, sob o pretexto de introduzir elementos realistas na negociação de subsídios, representariam prejuízos para o G-20. Por isso, segundo Lula, o grupo precisa ter uma postura, classificada pelo presidente como tecnicamente sólida e politicamente madura.

"Somente a unidade do G-20 poderá garantir que, nesse momento crucial, nossos interesses sejam bem considerados e que a rodada seja bem sucedida", destaca a carta do presidente.