Título: João Henrique foi fundador do PT, passou pelo PSB e voltou ao PT
Autor:
Fonte: O Globo, 10/11/2004, O País, p. 3

Antigo aliado do ex-governador João Alberto Capiberibe (PSB), o prefeito reeleito de Macapá, João Henrique Pimentel, foi fundador do PT no Pará e depois filiou-se ao PSB. No dia 9 de junho do ano passado, já prefeito da capital do Amapá, voltou para o PT. A adesão foi saudada pelo portal do partido na internet: ¿Novo prefeito do PT quer levar programas sociais petistas a Macapá¿.

Nascido no bairro Formigueiro, em Macapá, em 24 de junho de 1957, João Henrique morou na capital do Amapá até 1975, quando foi estudar engenharia civil e matemática na Universidade Federal do Pará. Lá ajudou a fundar o PT no estado.

Quase 20 anos depois, João Henrique voltou a Macapá, casado e com um filho, para assumir a diretoria de Obras da Secretaria de Infra-Estrutura do estado, na primeira gestão de Capiberibe como governador. Reeleito, o ex-governador promoveu João Henrique a secretário de Infra-Estrutura. O bom desempenho na secretaria lhe valeu a chance de disputar e vencer a eleição para a prefeitura de Macapá em 2000, ainda pelo PSB.

Quatro anos depois, já no PT, foi adversário da deputada cassada Janete Capiberibe (mulher do ex-governador) e venceu no primeiro turno.

Ele justificou a troca de partido dizendo que Capiberibe dificultava as alianças necessárias para a vitória. A estratégia funcionou e a coligação que o elegeu no dia 3 de outubro contava com 13 siglas das mais diversas correntes ideológicas (PT, PCdoB, Prona, PMN, PAN, PHS, PTN, PTC, PSDC, PRTB, PCB, PSC e PV).

No início de outubro, João Henrique foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado de outros cinco petistas eleitos no primeiro turno. A alardeada proximidade com o governo federal ajudou na sua eleição.

¿ Tenho uma boa relação com o governo federal, em especial com o presidente Lula, o que facilita a viabilização de recursos¿ disse João Henrique em entrevista ao site do PT.

Depois de eleito, em outra entrevista ao site petista, João Henrique falou da vontade de receber mais verbas do governo federal.

¿ Queremos fazer o revestimento dos canais de macrodrenagem e concluir o primeiro hospital municipal, com 120 leitos ¿ disse.

Hoje, ele é acusado justamente de desviar verbas federais de um canal e um hospital.

Alvo de denúncias de corrupção por parte do Sindicato dos Servidores Municipais, no ano passado, João Henrique foi investigado por uma Comissão de Sindicância da Câmara dos Vereadores que não só o absolveu como sugeriu que processasse por calúnia os autores das acusações.