Título: JAPÃO TEM MAIOR CRESCIMENTO EM OITO ANOS
Autor:
Fonte: O Globo, 12/11/2005, Economia, p. 31
Economia do país avançou 1,7% no terceiro trimestre
TÓQUIO. A economia do Japão surpreendeu os analistas e cresceu 1,7% no terceiro trimestre, ritmo mais acelerado que o previsto por analistas. A expansão foi puxada pelo aumento dos gastos de empresas e consumidores, em sua maior alta dos últimos oito anos. Com a notícia, o índice Nikkei 225, principal indicador da bolsa de valores japonesa, subiu para seu maior patamar em quatro anos e meio.
Os 31 economistas ouvidos pela Bloomberg News previram um crescimento de apenas 1,1%, em média. O Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas geradas no país) japonês cresceu 3,3% no segundo trimestre de 2005 e 6,3% corrigidos no primeiro, disse ontem a Secretaria de Governo em Tóquio.
Empresas e consumidores demonstram maior confiança
O crescimento poderá se acelerar no quarto trimestre, depois de relatórios terem indicado esta semana que as empresas do país vão aumentar seus investimentos em bens de capital e que os consumidores estão ficando menos pessimistas.
A Toyota Motor Corp. e a Canon Inc. estão investindo seus lucros na construção de novas fábricas e pagando bônus mais elevados a seus funcionários - respaldando, assim, a economia japonesa, que passou por quatro recessões desde 1991.