Título: FEBRE AFTOSA AINDA É AMEAÇA PARA O PARANÁ
Autor: Geralda Doca
Fonte: O Globo, 12/11/2005, Economia, p. 31

Ministério pede cautela em relação a resultados negativos apresentados pelos paranaenses

BRASÍLIA. A hipótese de haver febre aftosa no Paraná ainda não está descartada. Isso ficou claro ontem, em nota divulgada pelo Ministério da Agricultura, que recebeu com cautela o resultado negativo alardeado pelas autoridades paranaenses.

No comunicado, o órgão esclareceu que, embora os exames laboratoriais tenham concluído que não existe a doença no estado, é preciso considerar as manifestações clínicas e a origem dos animais suspeitos de apresentar o vírus. Assim, são evidentes as divergências entre o governo federal e o estado do Paraná.

Para os técnicos do ministério, há disparidade entre o laudo das análises feitas pelo Lanagro (Laboratório Nacional de Apoio Agropecuário) e os sintomas apresentados pelos bovinos doentes.

Essa posição levou alguns epidemiologistas a suspeitarem de que houve erro na coleta das amostras, realizada por funcionários do governo estadual. Mas o secretário de Agricultura do Paraná, Orlando Pessuti, assegura que não houve erro na coleta.

Governo não conseguiu acabar com embargos

Diante do bate-boca entre o Ministério da Agricultura e o Paraná, fontes da Esplanada temem sérios prejuízos às exportações. O medo é que, com a falta de explicações claras, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), responsável por declarar áreas livres de aftosa, questione o país, com grave perda de credibilidade para o Brasil. Até agora, o governo não conseguiu derrubar nenhum dos 49 embargos de parceiros comerciais contra a carne brasileira, provocados pelo ressurgimento da aftosa.