Título: DESCASO AMEAÇA EXISTÊNCIA DE ÍNDIOS ISOLADOS
Autor: Ismael Machado
Fonte: O Globo, 13/11/2005, O País, p. 18

Para sertanista da Funai, governo `virou as costas¿ para tribos que sofrem pressões de garimpeiros e madeireiros

BELÉM. Apesar de ser praticamente o único país da América do Sul que tem uma legislação específica direcionada para os índios isolados, o Brasil está cada dia mais distante de ações que protejam essas comunidades. O governo Lula tratou de fechar as possibilidades de mais recursos e o descaso faz com que a ameaça aos índios isolados seja ainda maior, com pressões de madeireiros, garimpeiros e até de projetos avalizados pelo governo federal, como a construção de hidrelétricas e o apoio a grandes mineradoras.

Essa é uma das conclusões a que chegaram os participantes do I Encontro Internacional sobre Povos Indígenas Isolados da Amazônia, realizado em Belém, numa tentativa de criar dispositivos legais para proteger essas comunidades, que se estendem por outros países como Peru, Paraguai, Bolívia e Equador.

¿ O governo Lula virou as costas para as questões sociais, incluindo aí os índios, mais afetados pela ausência de recursos ¿ diz o sertanista Sidney Possuelo, coordenador geral de Índios Isolados da Funai.

Segundo Possuelo, existem hoje 42 informações de grupos indígenas isolados. Desses, apenas 22 estão oficialmente confirmados pela Funai de serem grupos totalmente isolados.

¿ O que se quer é garantir o direito legal desses povos de não precisar mais ter contato algum conosco ¿ diz a jurista paraguaia Ester Prieto, especialista em direitos indígenas.

Há poucos estudos sobre os índios isolados. Sabe-se que mantêm as tradições de seus antepassados e sobrevivem da caça, pesca e agricultura. Quando não podem mais enfrentar os invasores, recuam para regiões distantes. Por isso, um dos fatores fundamentais para garantir sua sobrevivência é a demarcação das terras onde vivem.

¿ Não há como dissociar a proteção dos índios da lei ambiental ¿ diz o pesquisador John Hemming, dos EUA. ¿ O conhecimento das regiões dos índios isolados é fundamental para que se possa evitar o confronto e a destruição desses grupos. Um dos caminhos é demarcar e a legalizar as terras.

¿ É o caminho mais adequado. Dentro da nova política para índios isolados, a proteção ao meio ambiente e a demarcação de suas terras passam a ser prioridades da Funai ¿ completa Possuelo.