Título: Aumenta número de mulheres nas universidades
Autor: Demétrio Weber
Fonte: O Globo, 10/11/2004, O País, p. 10

Na rede de ensino superior do Brasil, as mulheres já respondem por 56% das matrículas. E vão muito além disso. Nos municípios de Amélia Rodrigues (BA) e Santo Antonio do Monte (MG), todos os universitários eram mulheres no ano passado, segundo levantamento divulgado ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pelo Censo da Educação Superior 2003.

Ontem, a diretora-executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Carol Bellamy, cobrou mais empenho mundial em direção às metas de educação determinadas, em 2000, por mais de 160 países. Entre elas, a garantia de igualdade de acesso de meninos e meninas à escola até 2005.

¿ Não vamos atingir a meta mundial de paridade entre gêneros até 2005, mas sabemos o que fazer para avançar mais rapidamente. Não há desculpas ¿ afirmou Carol Bellamy.

Ela também elogiou os programas brasileiros de transferência de renda e defendeu investimentos tanto em assistência social quanto em educação. Bellamy, que veio a Brasília participar da 4 Reunião Mundial de Educação para Todos da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), fez menção ao Bolsa Escola, que no ano passado deu lugar ao Bolsa Família.

¿ Este programa criou um movimento mundial de se pensar nesse tipo de investimento. Acho que o Brasil deve ser visto como líder e levar o crédito por isso ¿ disse Carol Bellamy.