Título: `É a certeza da impunidade¿
Autor: Antônio Werneck
Fonte: O Globo, 10/11/2004, Rio, p. 14
Em entrevista exclusiva, Jairo, que teria intermediado favores na CPI da Loterj para o empresário Carlinhos Cachoeira, diz que teria se encontrado não uma, mas sim quatro vezes com o deputado estadual Alessandro Calazans (PV), que presidiu a comissão. Os encontros teriam sido na casa do deputado federal André Luiz (PMDB) ¿ acusado de ter tentado extorquir R$ 4 milhões de Cachoeira ¿ a quem Calazans chamaria de patrão. Carla Rocha
O deputado Alessandro Calazans se encontrava com o senhor para discutir assuntos da CPI?
JAIRO: Ele era chamado via Nextel pelo deputado André Luiz. Ele vinha (a Brasília) especificamente para tratar deste assunto.
O senhor se encontrou com ele quantas vezes?
JAIRO: Quatro vezes.
O senhor tem provas?
JAIRO: Tenho a própria fita. O André Luiz fala numa das fitas que eu estive com o Calazans umas setes vezes na casa dele. Ele fala: ¿olha, tá vendo, já estivemos aqui umas sete vezes e vocês não resolvem nada¿. Eu não sei em que trecho exatamente, porque são umas cinco horas e tanta ( sic ) de gravação e não sou eu que estou separando isso.
Eles não tinham receio de estar sendo gravados?
JAIRO: É a certeza da impunidade.
Em algum momento Calazans falou em dinheiro?
JAIRO: Ele é meio reservado, passa a bola pra outro.
O senhor está querendo dizer que ele tratava por intermédio de outra pessoa, André Luiz?
JAIRO: Ele dizia: ¿o que o patrão resolver tá resolvido¿.
Quando aconteciam esses encontros?
JAIRO: Se eu for lhe falar vou ter que arrolar uma porrada de gente. Tinha geralmente de 30 a 40 pessoas nesses churrascos. Vários parlamentares federais, tinha estaduais do Rio. Eles não participaram das conversas, elas eram reservadas, mas poderiam atestar que nós estivemos juntos no mesmo ambiente. Aquilo era tratado reservadamente.
O senhor não diria o nome dessas pessoas nem à Justiça?
JAIRO: A gente tem um objetivo: mostrar do que estávamos tratando. Outras pessoas que estavam lá, mas não tinham conhecimento de nada, a gente prefere deixar fora. O que precisa ser provado está na fita, a autenticidade já foi atestada.
Quem participava da conversa eram André Luiz e Calazans?
JAIRO: Exatamente, isso.
Ele se referia a andorinha como dinheiro?
JAIRO: Ele gosta de aves.