Título: Deputado comprou posto de gasolina
Autor: Antônio Werneck
Fonte: O Globo, 10/11/2004, Rio, p. 14

Enrolado em fitas que vieram à tona no escândalo da CPI da Loterj, o deputado federal, André Luiz (PMDB), que também foi denunciado por irregularidades durante a CPI do combustível em Brasília, tornou-se ele próprio um empresário do ramo quando os trabalhos da comissão acabaram. Nos documentos reunidos pela deputada Cidinha Campos, André Luiz passa a ser sócio do Posto de Gasolina VPL 2004, no último dia 9 de setembro, junto com outro ex-deputado estadual, Luiz Carlos da Rocha Novaes.

O deputado André Luiz já havia sido investigado pela Polícia Federal na Operação Ouro Negro, que contaria inclusive com grampos telefônicos. O deputado teria relações com o empresário carioca Amadeu Carvalho, representante de várias distribuidoras de combustíveis. No grampo, Amadeu teria sugerido que o deputado fizesse sete perguntas a um executivo que prestaria depoimento. O mesmo André Luiz chegou a apresentar um requerimento para convocar Amadeu, que ele próprio retirou dias depois. Ontem, o deputado não foi localizado para comentar a compra de um posto de gasolina este ano.

Coincidentemente, o empresário Amadeu foi sócio do empresário que agora é alvo da PF, Renan de Macedo Leite no Posto de Abastecimento Alfama Ltda., até o dia 1 de abril deste ano. Amadeu também é considerado um empresário influente com ligações com políticos e pessoas no judiciário.