Título: CNI vê indústria em ritmo menor
Autor: Enio Vieira
Fonte: O Globo, 10/11/2004, Economia, p. 23

A indústria atingiu em setembro passado o quinto trimestre consecutivo de crescimento da produção, apesar de naquele mês ter havido uma redução no ritmo da atividade industrial, informou ontem a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Embora tenham crescido 16,87% ao longo de 2004, as vendas reais caíram 1,27% em setembro frente ao mês anterior. O número de horas trabalhadas caiu 0,02% naquele mês, mas acumula alta de 5,43% no ano. Houve ainda uma ligeira queda na utilização da capacidade instalada, de 83,2% em agosto para 83% em setembro.

¿ Os cinco trimestres mostram a robustez da trajetória do crescimento industrial. Há, na verdade, uma mudança de ritmo de crescimento para taxas mais sustentadas a longo prazo ¿ disse o coordenador de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.

Ele disse que os números mostram uma desaceleração do ritmo de crescimento industrial, não uma queda, lembrando que a expansão resultou em retomada do emprego e aumento da renda. Segundo a CNI, o número de pessoas empregadas na indústria subiu 0,78% de agosto para setembro e 2,41% no acumulado de 2004. O valor dos salários reais aumentou 1,04% em setembro e 8,48% no ano.

Apesar de o Banco Central ter citado o alto nível de uso de capacidade instalada na indústria como uma das razões para elevar a taxa básica de juros, Castelo Branco afastou o temor de um obstáculo ao crescimento econômico:

¿ Fizemos uma pesquisa que mostrou os setores com maior uso de capacidade instalada realizando também os maiores investimentos.