Título: Inquietos, israelenses aguardam confirmação
Autor: Deborah Berlinck
Fonte: O Globo, 10/11/2004, O Mundo, p. 30

A expectativa do anúncio da morte de Arafat gerou inquietação nas ruas de Jerusalém. Apesar de acreditarem que ele estava clinicamente morto, muitos israelenses correram a bares e lojas para acompanhar ao vivo a entrevista coletiva em Paris com informações sobre seu estado de saúde, supondo que seria anunciada sua morte.

¿ Estou decepcionada. Está claro que Arafat morreu e, apesar de nunca ter desejado a morte de ninguém, tenho de admitir que estou muito contente com isso. Espero que emitam logo o anúncio oficial. Não agüento mais essa confusão ¿ disse a garçonete Galia Baldinger, olhos grudados na TV.

Até o momento em que o ministro do Exterior palestino, Nabil Shaath, reiterou informações de que Arafat estava vivo, embora em estado crítico, israelenses davam como certo o anúncio de sua morte ontem, 27 dia do mês sagrado do Ramadã, quando é celebrada a Lailat al-Qadr, Noite do Poder. Segundo o Islã, é o dia mais importante do calendário muçulmano, já que seria a data em que o profeta Maomé teria subido aos céus.

¿ Ele (Arafat) queria morrer como mártir. Tínhamos certeza de que tinham escolhido essa data para anunciar a morte, para que ele fosse lembrado como um profeta ¿ afirmou a estudante de design Tamar Dax.

Grupos judaicos de extrema-direita aproveitaram a ocasião para comemorar o fim de Arafat. Dezenas de simpatizantes do grupo Kahane ¿ posto na ilegalidade pelo governo de Israel ¿ distribuíram flores e doces a motoristas que chegavam a Jerusalém pela principal via de acesso à cidade.

¿ Mesmo que ele ainda não tenha morrido, estamos rezando para que morra rapidamente. Isso é o que desejo a todos os inimigos de Israel e do povo judeu. Estou muito satisfeito em ver o sofrimento de Arafat no hospital. Estamos preparando um grande churrasco para quando a informação for confirmada ¿ disse Itamar Ben Dvir, ex-discípulo do rabino extremista Meir Kahane, assassinado em 1990 em Nova York. (R.M.)