Título: PAÍS TESTA NOVA VACINA CONTRA A AIDS EM 2006
Autor:
Fonte: O Globo, 15/11/2005, Ciência e Vida, p. 30

UFRJ recruta cem voluntários para avaliar imunizante

O Projeto Praça Onze, do Laboratório de Pesquisas em Aids do Hospital do Fundão, da UFRJ, vai testar a partir de janeiro do ano que vem uma nova vacina contra a Aids desenvolvida no exterior. O teste tem por objetivo analisar a segurança e a resposta do sistema imunológico provocada pela nova substância, já testada em voluntários americanos, peruanos e haitianos.

Para o teste os pesquisadores vão recrutar cem voluntários com idade até 25 anos. Só serão selecionados voluntários saudáveis dessa faixa etária porque a vacina a ser testada emprega parte do vírus da varíola em sua formulação. Em razão disso, as pessoas que participarem do teste não poderão ter sido vacinadas contra a varíola.

Segundo o grupo International Aids Vaccine Initiative, cerca de 30 vacinas contra o HIV estão atualmente sendo testadas em seres humanos em diversos pontos do mundo. Ontem, a África do Sul anunciou o início dos testes de um outro candidato a imunizante. O objetivo também é testar a segurança e a resposta imunológica do novo produto. A África do Sul é um dos países do mundo mais afetados pela Aids: são mais de quatro milhões de soropositivos. No Brasil, são 600 mil infectados.

Os interessados em participar do estudo conduzido no país devem comparecer à sede do Praça Onze, no Hospital-Escola São Francisco de Assis.