Título: DELFIM: 'FAÇO UMA PRECE PARA QUE PALOCCI NÃO ABANDONE GOVERNO'
Autor: Cristiane Jungblut/Isabel Braga/Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 15/11/2005, O País, p. 3

SÃO PAULO. Cotado para substituir o ministro Antonio Palocci, o deputado Delfim Netto (PMDB-SP) disse rezar para que o petista não deixe o cargo. Delfim afirmou ter "absoluta confiança" no ministro e criticou a tentativa da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, de querer baixar a taxa de juros e o déficit primário, o que, segundo o deputado, faria o país "dar com os burros n'água".

- Honestamente, faço uma prece para que Palocci não abandone o governo e para que nós continuemos nessa linha de aperfeiçoamento lento, que poderia ser melhor, mas que, sem Palocci, poderia ter sido muito pior- disse o deputado em entrevista à Rádio Jovem Pan que foi ao ar ontem de manhã.

Para Delfim, ninguém é insubstituível. No entanto, a saída de Palocci causaria uma "grande amolação":

- Temo que qualquer que seja o substituto de Palocci, se ele vier a sair, não terá a confiabilidade que ele tem no mercado. E o próprio mecanismo interno do governo, comandado pelo PT, vai exigir mudanças, como já está exigindo. Teremos um enorme solavanco.

Para Delfim, Palocci é alvo dos próprios petistas e está mais triste com o fogo amigo de Dilma:

- A ministra quer uma coisa que é rigorosamente impossível: baixar o superávit primário e baixar os juros. Pode fazer a pajelança que quiser, pode apelar para magia negra, que não vai conseguir. E se o presidente Lula cair numa esparrela como essa, daí ele vai fazer ou vai tentar fazer mágica, coisa que todo dia ele dizia que não faria.

Delfim afirmou que não foi sondado para ocupar o ministério da Fazenda.

- Não fui convidado e nunca serei- disse, por meio de sua assessoria.

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) informou, por meio de sua assessoria, que também não foi sondado para ocupar o lugar de Palocci. Outro cotado, o economista Affonso Celso Pastore está fora do Brasil, segundo parentes.