Título: Desequilibrio provocado pela violencia
Autor: Ciça Guedes
Fonte: O Globo, 16/11/2005, O País, p. 9
A morte violenta de jovens negros de 15 a 24 anos está provocando um desequilíbrio demográfico cujo impacto no sustento de famílias e na vida das mulheres ainda está para ser avaliado. A socióloga Vilma Reis, coordenadora do Ceafro, programa de educação e profissionalização para a igualdade racial e de gênero da Universidade Federal da Bahia (UFBa), diz que o problema não se restringe a Salvador, que tem 82% de negros, e atinge os estados do Sul, onde os brancos são ampla maioria:
¿ Em qualquer comunidade pobre é a mesma coisa: praticamente todas as mulheres já perderam marido, filho, pai ou irmão, mortos pela polícia ou por traficantes.
Dados da Unesco mostram que, dos 550 mil mortos por arma de fogo no Brasil de 1979 a 2003, 44,1% eram jovens de 15 a 24 anos e, desse grupo, 74,6% eram negros.
¿ Resta às mulheres uma vida de sacrifícios. Elas criam os filhos sozinhas e, muitas vezes, têm que criar os netos, porque o filho morreu, e sobrinhos. Temos centenas de casos nas favelas do Rio ¿ conta Ruth Pinheiro, do CAD-Centro de Apoio ao Desenvolvimento. (C.G.)