Título: ESPANHA INVESTIGA SUPOSTOS VÔOS DA CIA
Autor:
Fonte: O Globo, 16/11/2005, O Mundo, p. 23

Agência teria usado aeroportos em Mallorca para transferir prisioneiros

MADRI. Um juiz está investigando a acusação de que a CIA (agência de inteligência americana) usou um aeroporto espanhol como base para o transporte de suspeitos de terrorismo, revelou ontem o ministro do Interior espanhol, José Antonio Alonso. A suspeita foi publicada ontem em jornais espanhóis, em reportagens que acusavam a CIA de usar o aeroporto de Palma de Mallorca, Son Sant Joan, como base de operações do início de 2004 ao começo de 2005.

¿ Se for confirmado, estaríamos diante de fatos muito sérios, intoleráveis ¿ declarou Alonso.

O ministro da Defesa, José Bono, disse que a Espanha não tem provas de que a CIA tenha usado ilegalmente aeroportos espanhóis. Ele negou ainda uma informação do jornal ¿El Pais¿ de que o serviço de inteligência espanhol soube que o aeroporto de Palma de Mallorca estava sendo usado e pedira à agência para suspender suas operações.

¿ Não temos qualquer prova, um indício sequer de atividades ilícitas ¿ disse Bono. ¿ Logo, não estou preparado para acusar um país amigo e aliado com base em suposições e rumores.

Segundo o ¿Diário de Mallorca¿, a polícia espanhola teria identificado três aviões usados pela CIA no aeroporto de Palma para transferir detidos sem aprovação judicial a outros países, onde correriam o risco de serem torturados. O jornal americano ¿Washington Post¿, por sua vez, informou este mês que a CIA mantinha presos e interrogava membros da al-Qaeda em instalações secretas no exterior.