Título: SENADO EXIGE DE BUSH ESTRATÉGIA CLARA
Autor:
Fonte: O Globo, 16/11/2005, O Mundo, p. 23

Resolução republicana cobra condições para que tropas americanas saiam do Iraque

WASHINGTON. Demonstrando um descontentamento dos republicanos ¿ partidários do presidente George W. Bush ¿ com a guerra no Iraque, o Senado americano aprovou ontem uma resolução segundo a qual no ano que vem os iraquianos deverão começar a se responsabilizar por sua própria segurança, permitindo uma retirada gradual das tropas americanas. A decisão foi tomada num momento em que a popularidade de Bush nunca foi tão baixa ¿ 37%, segundo as últimas pesquisas ¿ e em que aumenta o número de americanos contrários à guerra no Iraque, onde já morreram mais de 2.050 soldados americanos, e onde outros cerca de 150 mil permanecem.

Por um lado, o Senado ¿ dominado por republicanos ¿ rejeitou (por 58 votos a 40) uma proposta de resolução apresentada pela oposição democrata que exigiria de Bush a apresentação um calendário com estimativas para a retirada das forças americanas do Iraque. Mas por outro, aprovou (por 79 votos a 19) a resolução segundo a qual ¿o próximo ano deverá ser um período de significativa transição para a completa soberania iraquiana, com forças de segurança iraquianas assumindo o comando da segurança de um Iraque livre e soberano, e portanto criando condições para um redeslocamento em etapas das forças dos EUA no Iraque¿.

A resolução republicana coincide com a proposta democrata, exceto por não exigir do governo um calendário para a retirada das tropas americanas do Iraque. A medida cobra de Bush uma explicação clara sobre sua estratégia para o Iraque e pede relatórios trimestrais ao Congresso sobre o regresso dos militares americanos.

Num outro golpe contra Bush, o Senado também aprovou ontem (por 84 votos a 14) uma resolução que permite a presos da base americana em Guantánamo (Cuba) que tenham sido condenados em tribunais militares especiais apelar a cortes civis federais. Semana passada, a mesma medida fora rejeitada (por 49 votos a 42).

`New York Times¿ faz dura crítica a Bush em editorial

Em editorial, o ¿New York Times¿ criticou severamente o presidente. O jornal disse que Bush tem tentado dividir a culpa pelas informações falsas que levaram à guerra, alegando que o Congresso e o presidente Bill Clinton tinham as mesmas informações. ¿A única parte verdadeira é que Bush trabalhava com as mesmas informações secretas de Clinton. Mas isto é assustador, e incapaz de restaurar a confiança. Os relatos sobre as armas de Saddam Hussein eram velhos, alguns com mais de dez anos.¿ O editorial diz ainda: ¿É óbvio que o governo Bush enganou os americanos em relação às armas de Saddam e suas conexões com o terrorismo. Precisamos saber como isso aconteceu e por quê.¿

Bush chegou ontem ao Japão enfrentando protestos nas ruas. Trata-se da primeira etapa de uma viagem à Ásia que incluirá ainda Coréia do Sul, China e Mongólia.