Título: GERDAU E SANTANDER COMPRAM SIDERÚRGICA
Autor:
Fonte: O Globo, 16/11/2005, Economia, p. 19

Aquisição da espanhola Sidenor custará US$514 milhões. Grupo brasileiro diz que operação significa entrada na UE

BILBAO, Espanha. O grupo brasileiro Gerdau e o banco espanhol Santander fecharam ontem a compra da siderúrgica espanhola Sidenor por 443,8 milhões de euros, o equivalente a US$514,8 milhões. O Grupo Gerdau pagará ainda uma parte variável estimada em 19,5 milhões de euros. De acordo com informações da Gerdau, o grupo brasileiro ficará com cerca de 40% do capital da siderúrgica e o Santander com outros 40%. Aos executivos da companhia caberão os 20% restantes.

Os detalhes da compra serão divulgados hoje pelo presidente do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter. Segundo fontes ligadas à Sidenor, a operação está alinhada com o objetivo da companhia de fazer parte de grupos importantes no setor, aumentando sua área de atuação. A Sidenor já havia feito no passado várias tentativas neste sentido. Uma delas, a aquisição de participação majoritária na siderúrgica brasileira Aços Villares, permitiu a entrada no Mercosul. Houve também operações fracassadas, como a compra das mexicanas Altax e Metanex ¿ mais tarde vendidas ¿ cujo objetivo era entrar no âmbito da Nafta.

Segundo informações do Grupo Gerdau, a compra de parte da Sidenor representa a entrada no mercado da União Européia, considerado estratégico para as operações da companhia.

Sidenor é a maior fabricante de aços especiais da Espanha

A aquisição também permitirá ¿a abertura de um importante canal junto aos grandes produtores automobilísticos internacionais, assim como o acesso ao conhecimento de produção e de gestão administrativa e industrial de um dos maiores fornecedores desse setor no mundo, em consonância com o plano de longo prazo de crescimento e globalização da empresa¿, informou ontem a companhia em um comunicado oficial.

O Grupo Gerdau é hoje o maior produtor de aços longos do continente americano e possui operações no Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Estados Unidos, Uruguai e Colômbia. Já a Sidenor é a maior fabricante de aços especiais, de forja e de fundição da Espanha, com operações comerciais no Reino Unido, França, Alemanha e Itália.

A empresa produz cerca de 700 mil toneladas de aços largos e 25 mil peças forjadas e fundidas. A Sidenor atende especialmente ao mercado europeu, ao qual destinou 93% de sua produção no ano passado, direcionada em grande parte à indústria automotiva.

A siderúrgica espanhola detém 58,44% de participação na Aços Villares, que atua no segmento de aços especiais e produz também cilindros para laminação. Em 2004, a Aços Villares produziu 610 mil toneladas de aços longos especiais e 36 mil toneladas de cilindros.

Além da participação na empresa brasileira, a Sidenor possui três usinas siderúrgicas no norte da Espanha e mais duas unidades de forja para estampa em Madri e Elgeta. No ano passado, as unidades espanholas produziram 688 mil toneladas de aços longos especiais e 25 mil de forjados e fundidos.

A Sidenor tem hoje um quadro de 5,3 mil funcionários ¿ 2,3 mil na Espanha e 3 mil no Brasil. De acordo com informações da Gerdau, em 2004, as operações da espanhola no Brasil e no exterior geraram uma receita líquida de 1,1 bilhão de euros e lucro líquido de 74 milhões de euros.