Título: Caso de Garotinho irá para o TSE
Autor: Juliana Rocha e Josie Jeronimo
Fonte: O Globo, 12/11/2005, País, p. A6

O procurador Rogério Paiva Navarro, do Ministério Público eleitoral, entrará com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) de derrubar a inelegibilidade do casal Anthony Garotinho e Rosinha Matheus. Ele explica que antes do recurso, terá que aguardar a publicação e leitura do acórdão (decisão do tribunal), que pode demorar até dez dias para sair. - A tendência será entrar com recurso do TSE. Este é o meu objetivo - destacou Navarro, acrescentando que cabe recurso no próprio TRE dos argumentos usados pelos advogados, juízes e desembargadores que votaram.

- Foi uma sessão confusa. Cada um apresentou um voto em separado com argumentos diversos - disse.

Por quatro votos a três, com voto de minerva do presidente do TRE, Marlan de Moraes Marinho, o tribunal tornou Rosinha e Garotinho elegíveis novamente. Votaram contra a inelegibilidade o juiz Jayme Boente, a desembargadora Vera Lúcia Lima da Silva e o advogado Márcio Pacheco de Mello.

Os votos a favor foram do desembargador Roberto Wider, da juíza Jacqueline Montenegro e o advogado Ivan Nunes Ferreira.

Apesar da votação apertada decidida pelo voto de Minerva, a governadora Rosinha Garotinho comemorou a vitória parcial da madrugada de sexta-feira.

Eufórica com a decisão do presidente TRE, a governadora desdenhou a multa que lhe foi aplicada de R$ 100 mil.

- A Justiça foi feita. Não recebi notificação da multa. Esqueci de perguntar ao advogado se a multa foi mantida. Mas, o que é uma multa? - comemorou.

Os R$ 100 mil determinados como pena para a governadora deverão ser pagos por sua pessoa física e não pelo partido. Segundo a assessoria de Rosinha, a governadora não dispõe do dinheiro. Se o TRE mantiver a decisão, ela pedirá o parcelamento da dívida.

- O resultado que importa é a vitória - acrescentou a governadora.

Rosinha e Garotinho foram declarados inelegíveis sob a acusação de uso da máquina pública para favorecer o candidato à prefeitura de Campos, Geraldo Pudim, e o vice da chapa, Claudecis Silva.

Pudim e o vice foram mantidos inelegíveis por três anos. Eles pretendem, porém, manter a candidatura já que as eleições a prefeito de Campos foi anulada. A sentença que tornou os políticos inelegíveis foi da da 76ª Zona Eleitoral de Campos, juíza Denise Apolinário.

Garotinho é pré-candidato à presidência pelo PMDB. Já a governadora Rosinha ainda não manifestou publicamente para que cargo pretende se candidatar nas próximas eleições.